Os historiadores apontam que o ofício de barbeiro foi trazido às terras brasileiras pelos Jesuítas que ensinaram os nativos daqui.
No Brasil, lá em 1500, em nosso Brasil colônia já se tentava ensinar o ofício de barbeiro para os índios e escravos, que aos poucos foram se tornando barbeiros ambulantes. Dentre suas ferramentas existiam navalhas, pentes, tesouras, amoladores e outros.
Foi nessa época – e por causa dos instrumentos cortantes – que a profissão foi se dividindo entre aqueles que cuidavam apenas de barbas e bigodes e aqueles que realizavam pequenas cirurgias.
Existe diversos tipos de cortes de cabelo masculino, para agradar a todos o gostos. Começando dos estilos mais simples, como o corte social e levando até cortes com coque samurai e surfista. Essa diversidade de cortes pode tornar difícil a escolha de um estilo para si. Existem muitas opções que não saem de moda, assim como existem aquelas tendências antigas que ressurgem através dos anos.
A escolha do corte deve levar em conta o seu estilo pessoal, que valorize sua personalidade, o comprimento ideal dos fios, tempo diário para cuidar das madeixas e também o tipo de rosto. Há cortes que ficam mais harmônicos em rosto de formato oval, outros em formato redondo e oval.